Imagem para capa

7) Proposta de um modelo de dicionário escolar de língua Portuguesa temático on - line para alunos do 2 o ao 5 o anos do ensino Fundamental : aspectos microestruturais

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves (UFG), Ivanir Azevedo Delvízio (UNESP)

Resumo


Inglês: Proposal of an online thematic Portuguese language school dictionary aimed at 2nd to 5th grade Elementary School students: microstructure aspects
The aim of this paper is to present the methodological and theoretical bases to elaborate the microstructure of an online thematic Portuguese language school dictionary aimed at second to fifth grade Elementary School students. The proposal outlined in this paper is based on the foundations of Theoretical Lexicography or Metalexicography. As a result of this analysis, we believe that issues addressed in this discussion can contribute not only to questions relating to school dictionaries, but also to the lexicographical praxis.
Keywords: dictionary; thematic field; microstructure.

Tradução:
Temos por objetivo, neste artigo, apresentar as bases teórico-metodológicas para a elaboração da microestrutura de um dicionário escolar de língua Portuguesa temático on-lineque possa atender aos alunos que cursam do segundo ao quinto anos do ensino Fundamental. A proposta delineada neste texto se fundamenta nos pressupostos da Lexicografia teórica ou Metalexicografia. Como resultado de nossas análises, acreditamos que as discussões empreendidas aqui podem representar uma pequena contribuição, ant o em relação às questões que envolvem os dicionários escolares quanto em relação à prática lexicográfica propriamente dita.
Palavras-chave:
dicionário; campo temático; microestrutura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.