Imagem para capa

8) Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa

Cíntia Regina Lacerda Rabello (UFF), Kátia Cristina do Amaral Tavares (UFRJ)

Resumo


Social networking sites and learning in higher education: Students’ perspectives on the use of Facebook in English language teaching
This qualitative exploratory study investigated students’ perceptions on the use of Facebook as a complementary environment to face-to-face lessons. It aimed at understanding possible contributions of the social networking site to English language learning in higher education. The study was based on a literature review of the state of the art of Facebook use in higher education identifying its possibilities and limitations. Analysis of data from questionnaires and interactions among students in a closed Facebook group identified that the group created in the social networking environment contributed to enhance the dialogue and interaction among students, teacher and content, encouraging active and collaborative participation and learning.
Key words:
Facebook; higher education; social networking sites; interaction; learning.

Tradução:
  Este estudo exploratório investigou a percepção de alunos quanto à utilização do Facebook como espaço complementar às aulas presenciais de língua inglesa, buscando compreender as possíveis contribuições do site de rede social para a aprendizagem no ensino superior. O estudo foi baseado em levantamento do estado da arte sobre o uso da rede social no ensino superior identificando suas possibilidades elimitações. A análise de dados provenientes de questionário e das interações realizadas no ambiente da rede social identificou que o grupo criado na rede social contribuiu, sob a perspectiva dos próprios estudantes, para ampliar o canal de diálogo e interação entre professor, estudantes e conteúdo, estimulando a participação mais ativa e colaborativa.
Palavras-chave: Facebook; ensino superior; redes sociais; interação; aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.