Imagem para capa

3) Investigação de uma abordagem para o ensino de produção de narrativas digitais: um estudo com foco em práticas de multiletramentos no contexto escolar público

Anidene de Siqueira Cecchin (UFSM), Susana Cristina dos Reis (UFSM)

Resumo


Inglês: Investigating a pedagogical framework to teach digital storytelling: a study with focuson multiliteracies practices in the public school context
This article reports the process of designing a pedagogical framework to teach digital storytelling, as well as its stages, considering the theoretical support of the genre pedagogy (ROTHERY,1996; ROSE; MARTIN, 2012) and the framework for designing digital teaching material (REIS; GOMES, 2014). To do it, we conducted an action research methodology and applied it in a public school to test the approach. The results suggest the efficiency of the pedagogical framework proposed, since it enhances the participants’ multiliteracies and the teaching of writing in the school context, and thepedagogical framework proposed to teach digital storytelling as an alternative to guide teachers in their teaching practices.
Keywords:Portuguese language, digital technologies, digital sorytelling, multiliteracies, applied linguistics

Tradução:
Este artigo reporta o processo de construção de uma proposta de Abordagem de Ensino de Produção de Narrativa Digital, tendo por base teórica a pedagogia de gêneros e de multiletramentos (ROTHERY, 1996; ROSE; MARTIN, 2012) e o Ciclo de Produção de Material Didático Digital (REIS; GOMES, 2014). Para isso, realizamos uma pesquisa-ação com alunos do Ensino Médio, por meio da qual buscamos testar a abordagem no contexto escolar público. Os resultados apontam para a eficiência da proposta, já que favoreceu o desenvolvimento de práticas pedagógicas de multiletramentos e aprendizagem de produção textual em língua materna, trazendo contribuições para o atual trabalho docente.
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais, Narrativa Digital,Multiletramentos, Linguística Aplicada.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.