Imagem para capa

1) Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil

Alan Ricardo Costa (UCPel/CAPES), Vanessa Ribas Fialho (UFSM/UCPel), André Firpo Beviláqua (UCPel/CAPES), Vilson José Leffa (UCPel/CNPq)

Resumo


Inglês: Contributing to the state of the art about Open Educational Resources for language teaching and learning in Brazil
The aim of this study is to investigate the state of the art about Open Educational Resources (OERs) in Brazil, so as to contemplate and grant more visibility to academic publications (articles, dissertations and theses) which are related to the Applied Linguistics field and involve the use of OERs in language teaching. With the theoretic support of studies on Open Education, we searched the doctoral dissertation data bank on the Coordination for the Improvement of Higher Education (CAPES), Brazilian journals on Linguistics and the internet. The results suggest the need for a more incisive support for publications and experience reports on the use of OERs in language teaching.
Keywords: Open Educational Resources; Applied Linguistics; State of the Art.

Tradução:
O objetivo do estudo é investigar o estado da arte dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, de modo a contemplar e dar maior visibilidade às publicações acadêmicas (artigos, dissertações e teses) que se relacionam com o campo da Linguística Aplicada e abarcam o uso dos REA no ensino de línguas. Com o aporte teórico de estudos sobre Educação Aberta (EA), em pregamos metodologias de busca no Banco de Teses da CAPES, em periódicos da área de Letras/Linguística e na internet. Os resultados indicam a necessidade de maior fomento de publicações de estudos sobre experiências de uso de REA no ensino de línguas.
Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos; Linguística Aplicada; Estado da arte.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.